Realidade Virtual vs Realidade Aumentada
Bem vindos novamente!
Hoje decidi tratar de um tema muito referido atualmente, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, que, embora as suas definições sejam constantemente confundidas, são tecnologias diferentes e com funções diferentes.
Comecemos pela Realidade Virtual. A Realidade Virtual (VR) é somente um ambiente virtual, ou seja, transporta o utilizador para um ambiente que é simulado, fazendo com que este se desligue do mundo que o rodeia. Esta simulação digital pode ser gerada por um computador, pode ser uma recreação de um ambiente ou situação real. Podemos considerá-la coo sendo uma experiência imersiva uma vez que faz com que o utilizador sinta a experiência pessoalmente através de estímulos visuais e auditivos do dispositivo.
A estimulação dos sentidos é possível graças à existência dos dispositivos que o utilizador usa para que consiga interagir com os objetos do mundo virtual onde está inserido.
Alguns exemplos de dispositivos utilizados para este propósito são: auscultadores, luvas de dados, capacetes de visualização...
Falando agora da Realidade Aumentada. A Realidade Aumentada (AR), ao contrário da realidade virtual, utiliza um software para produzir imagens invisíveis em superfícies ou objetos que se encontram no mundo real, ou seja, integra informação virtual (através de uma tela) no mundo real. Este tipo de realidade tem como objetivo melhorar a interação com o mundo real.
Como não é necessária a criação de um novo mundo isso faz com que não seja preciso um maior poder de processamento. Visto que esta realidade é desenvolvida através de um software, podemos usá-la em dispositivos móveis, tais como smartphones, usando uma aplicação que faça uso desta tecnologia, permitindo-nos assim misturar componentes digitais com o mundo real de maneira que estes se complementem.
Um exemplo deste tipo de realidade é o jogo Pokémon GO.
Para concluir, a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada é que, enquanto que na realidade virtual é necessário um aparelho que permite a criação de um novo mundo virtual e promove ao sujeito uma experiência imersiva através do estimulo dos sentidos, na realidade aumentada necessitamos apenas de um dispositivo móvel com acesso a um software que cria imagens digitais invisíveis em superfícies do mundo real.
Deixo ao vosso dispor um vídeo que considero ser vantajoso caso tenham dúvidas relativamente ao funcionamento destas duas realidades. - https://www.youtube.com/watch?v=oJvFwen0ExI
Webgrafia:
https://tecnoblog.net/260160/qual-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada/
http://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html
Imagens:
Comentários
Enviar um comentário