Cidadania Digital

Olá! 
 
Hoje venho falar de um tema que considero bastante relevante visto que vivemos numa sociedade onde a tecnologia faz parte do nosso quotidiano. Assim, como a nossa sociedade se está a desenvolver e a comunicar cada vez mais através de meios virtuais, o tema de hoje é a Cidadania Digital.
 
Mas ao que nos referimos quando utilizamos essa expressão?
 
A cidadania digital é o uso da tecnologia de uma forma responsável por parte de cada um de nós. É nosso dever e direito usar corretamente a tecnologia de que dispomos e que todos os dias vão surgindo e/ou sendo exploradas. 
Para Mike Ribble a cidadania digital é constituída por cidadãos digitais, sendo estes responsáveis pelo uso adequado ou inadequado da tecnologia
É certo de que ajuda no aproveitamento das imensas potencialidades (de uma forma positiva) dos diferentes meios digitais que nos são disponibilizados, mas esta também ajuda a evitar os problemas existentes pelo uso inadequado das ferramentas digitais. Devemos, portanto, refletir sobre o impacto que uma dada aplicação tem na nossa vida, tomar consciência das várias alternatvas que nos são apresentadas e decidir nas nossas ações de uma forma consciente

Para que possamos fazer bom uso da tecnologia existem diversos elementos que fazem parte da cidadania digital, os quais devemos ter em conta sempre que utilizarmos as aplicações que nos são fornecidas. 
 

Etiqueta Digital
 
Padrões eletrónicos de conduta ou de procedimento. 
É frequente reconhecermos comportamentos inadequados quando nos cruzamos com eles pois antes das pessoas começarem a usar a tecnologia não aprendem etiqueta digital, ou seja não aprendem as normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital. A criação de regras e regulamentos ou a proibição do uso de tecnologia são formas de parar com o uso inadequado desta. Contudo, estas medidas não são suficientes, devemos ainda ensinar todos a ser cidadãos digitais responsáveis. 
 
Comunicação Digital
 
A troca eletrónica de informação.
Hoje em dia, devido ao alargamento das opções de comunicação digital, podemos conversar e manter uma conversa constante com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, muitos utilizadores não tomam as decisões apropriadas quando são confrontados com as diversas opções de comunicação digital que lhes são apresentadas.
 
Literacia Digital
 
O processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia.
As escolas têm feito grandes progressos no que se trata de tecnologia de infusão, ensinando os alunos as tecnologias que pode ser usadas assim como o método correto para as usar. Assim, as novas tecnologias que não são usadas na escola são usadas nos locais de trabalho. Os alunos devem ser ensinados a aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer local.
 
 ✤ Acesso Digital
 
Participação eletrónica plena na sociedade.
Todos os utilizadores de tecnologia precisam de estar conscientes e apoiar o acesso eletrónico, sendo que qualquer tipo de exclusão digital não promove o aumento dos utilizadores numa sociedade digital. Assim, todas as pessoas, independentemente de quem forem, devem ter um acesso equitativo à tecnologia, pois, para sermos cidadãos produtivos, temos de estar comprometidos coma igualdade no que toca ao acesso digital.
 
Comércio Digital ✤ 
 
Compra e venda eletrónica de bens.
Como todos sabemos, uma grande parte da economia dos países está a ser feita eletronicamente, através de trocas legais e legítimas, onde quer o comprador quer o vendedor estão conscientes dos problemas que a isso estão associados. Mas também existem aspetos negativos pois surge uma quantidade equivalente de bens e serviços ilegais/imorais. Para que tais coisas não aconteçam, os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.
 
Lei Digital
 
Responsabilidade eletrónica sobre obras e ações.
De uma forma geral, a lei digital trata da ética da tecnologia na nossa sociedade, visto que o uso não-ético se manifesta sob a forma de crime e/ou roubo e o uso ético se manifesta respeitando as leis da sociedade. Os utilizadores precisam de entender que roubar o causar danos a outro é considerado crime, existindo certas regras que os utilizadores têm de estar cientes numa sociedade ética e que estas leis se aplicam para qualquer pessoa que utilize plataformas online.
 
Direito e Responsabilidade Digital
 
Liberdades estendidas a todos no mundo digital.
Há um conjunto básico de direitos que se estendem a todos os cidadãos digitais que devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Para além destes direitos, os utilizadores têm também diversas responsabilidades, de forma a que a tecnologia seja usada de forma adequada. Podemos então dizer que, numa sociedade digital, estas duas áreas têm de trabalhar em conjunto para que todos os utilizadores possam ser produtivos.
 
Saúde e Bem-Estar Digital
 
O bem-estar digital trata de estabelecer um relacionamento saudável com a tecnologia, colocando a tecnologia a nosso serviço para que possamos alcançar os nossos objetivos em vez de a usarmos como um obstáculo. Resumidamente, o bem-estar digital consiste em desenvolver um relacionamento saudável com a tecnologia que nos rodeia, para que, mantendo o controlo, possamos aproveitar os diversos benefícios que a tecnologia nos oferece.
 
Segurança Digital
 
 A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade da autenticidade de documentos e dados pessoais. Existe diversos riscos de segurança digital, entre os quais o furto falsificação ou perda de identidade.


Para concluir, a cidadania digital tem um carácter de grande importância nos nossos dias, pois se usarmos a tecnologia de uma forma inadequada podemos não só prejudicar os outros como também a nós próprios. Com este texto pretendo que todos os utilizadores de tecnologias sejam responsáveis e respeitem os seus direitos, bem como os direitos dos restantes utilizadores, pois todos nós temos um papel a assumir de forma a construir uma sociedade digital saudável.    
 
Espero que tenham gostado deste tema... Até à próxima! 
 




 
 
  
 
 
 
 
 
 
     

 


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