Desinformação, "Deepfake" e "Fake News"

 Olá a todos. 

Como sabemos, a característica mais importante da era em que vivemos é a informação, o processamento e transmissão desta, sendo, portanto, importante a forma como é utilizada e transmitida por nós para que todos possamos usufruir dela de uma maneira vantajosa.

Contudo, todos os dias nos deparamos com pessoas que não usam os meios digitais disponíveis de uma forma adequada, acabando por gerar problemas e levantar questões na sociedade. 

É através do uso inadequado das plataformas digitais que surge a desinformação. A que nos referimos quando utilizamos o termo "desinformação", afinal? A desinformação é, através das técnicas de comunicação e informação, induzir um erro ou promover uma imagem falsa da realidade, suprimindo ou ocultando informações, o que modifica o seu sentido e minimiza a sua importância. A crescente utilização destas técnicas para promover a desinformação tem como objetivo influenciar a opinião pública para que os interesses pessoais possam ser protegidos. 

Graças ao avanço constante da tecnologia, surge também o deepfake. Este termo provem da junção de "deep learning" e "fake", consistindo na manipulação de imagens e/ou vídeos, tendo como alvo as figuras públicas. Com o aparecimento da inteligência artificial é cada vez mais fácil criar vídeos/imagens falsas, tornando-as realistas. 

Para além destes termos há ainda as tão conhecidas fake news. As fake news consistem na distribuição de desinformação através dos diferentes meios (televisão, rádio, online, jornal impresso, redes sociais). Tem como objetivo enganar o público para obter ganhos financeiros ou políticos. 

As fake news são utilizadas principalmente para que se ganhe lucros com a publicidade digital. Para além disso são ainda usadas para reforçar um determinado pensamento ou criar boatos, através de mentiras e disseminação de ódio, prejudicando pessoas inocentes, celebridades, políticos e empresas. Estas fake news são partilhadas nas redes sociais de modo a atingir uma quantidade elevada de indivíduos, apelando ao seu lado sensível, levando-os a apoiar ou combater realidades políticas, partidos, instituições públicas, entre outros.

 

 

Para concluir, apelo a vossa atenção para este tipo de notícias e para que não as partilhem e as denunciem assim que se cruzarem com elas para que, deste modo, todos tenhamos acesso a informação que seja o mais verídica possível. 

 

Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desinforma%C3%A7%C3%A3o

https://dicionario.priberam.org/desinforma%C3%A7%C3%A3o

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Deepfake

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia_falsa

https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm

Imagens:

https://i.pinimg.com/474x/66/fc/33/66fc339e2d573dfbfb234cf6581bd10b.jpg

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/fe/2020/03/30/golpe-no-whatsapp-fake-news-1585590911664_v2_1920x1281.jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Introdução à programação

App Inventor

Photopea - Ficha 5/6