Introdução à programação

 Olá a todos. 

Na semana passada iniciámos a introdução à programação através da utilização do programa App Inventor. 

Basicamente, a programação consiste num processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Este programa é escrito numa linguagem de programação mas pode ainda ser escrito numa linguagem máquina, sendo que diferentes partes do programa podem ser escritas em diferentes linguagens. 

Podemos ainda afirmar que a forma como um programa é concebido e organizado, bem como todas as instruções e operações para que este execute um determinado objetivo é denominado por algoritmo e pode ser traduzido da seguinte maneira:

  • Problema: aquilo que se pretende desenvolver. 
  • Algoritmo: sequência finita de instruções descritas de forma lógica, ordenada, clara e precisa a fim de resolver o problema. 
  • Programa: algoritmo codificado numa linguagem de programação. 

 

Decidimos explorar o programa App Inventor. Este programa foi inicialmente desenhado para Android, contudo hoje é uma plataforma de desenvolvimento para Tablets e Smartphones, algo que foi desenvolvido pelo Google e que é mantida pelo MIT.

É fácil de usar uma vez que é parecido com o Scratch. Como já tínhamos utilizado o programa em anos anteriores foi mais fácil aprender a utilizar o AppInventor. Esta aplicação permite a criação das nossas próprias aplicações de uma forma simples e rápida. 

À medida que formos explorando o programa vou publicando os resultados dos trabalhos aqui para que também fiquem a par dos progressos. 

Espero que se divirtam a explorar o programa e a criar as vossas aplicações.

 

 Imagem:

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.makerzine.com.br%2Feducacao%2Fprimeiros-passos-com-mit-app-inventor-exemplo%2F&psig=AOvVaw0o0DJYbVX0qb2_KngM8o6I&ust=1623866446199000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLjv2KmcmvECFQAAAAAdAAAAABAD

 

 

  


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