Utilização de sistemas multimédia - Texto
Olá! Hoje venho falar um pouco mais a respeito da utilização de sistemas de multimédia, nomeadamente o texto.
Como todos sabemos o texto é um meio importante e dominante na divulgação de informação baseada em computador. Os textos como os conhecemos podem apresentar um formato básico ou podem ter a aparência daqueles que encontramos nos livros ou revistas.
A formatação de um texto é das operações mais importantes no processamento de um texto, sendo que permite alterar o aspeto visual dos caracteres do texto e permite alterar o aspeto da disposição espacial deste nas páginas.
Nestes termos apresentam-se conceitos como os padrões de codificação de caracteres e as diversas tabelas de código existentes.
O que são os padrões de codificação de caracteres?
Antes de 1960, cada marca e modelo de computador tinha os seus próprios padrões de representação de caracteres alfanuméricos, ou seja, tinha um código próprio para representar cada letra, número e todos os símbolos que conhecemos. Contudo, com a necessidade da comunicação entre os diferentes países (através da troca de informação), foi necessária a criação de novos padrões de comunicação, que consistiam em tabelas com grupos de bits para a representação de determinados caracteres.
Assim surgem duas tabelas de codificação: a tabela de CÓDIGO ASCII e a tabela de CÓDIGO UNICODE.
- Tabela de Código ASCII:
ASCII é usada como sigla de American Standard Code Information Interchange.
Esta tabela foi criada nos anos 60 devido à necessidade de existir um padrão de comunicação usado por todos os computadores, facilitando a comunicação entre eles. Utilizava conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, maioritariamente ingleses pois foi criada nos Estados Unidos.
Como esses 128 caracteres existentes não eram suficientes para assegurar a representação dos vários idiomas, a ISO (International Standard Organization) adotou o código ASCII e ampliou-o, acrescentando-lhe mais 128 caracteres, passando, assim, a ser constituído por 256 caracteres. Mas estes 256 caracteres continuavam a ser insuficientes para representar todos os caracteres dos vários idiomas, sendo, portanto, necessário a criação de variantes regionais e em 1991, foi introduzida a norma ISO 10646 com 32 bits, representando assim um total de 4 294 967 296 carateres diferentes.
- Tabela de Código UNICODE:
O código UNICODE corresponde a um código que define todos os caracteres dos vários idiomas existentes no mundo.
Os códigos disponibilizados pelo UNICODE permitem representar conjuntos de 4 bytes, ou seja, 32 bits, para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as suas formas clássicas, sendo que esta tabela de código é mais extensa do que a tabela de código ASCII.
Este código codifica caracteres acentuados, símbolos de pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e símbolos gráficos, entre outros, e é utilizado em e-mails, sistemas operativos, páginas web, etc.
Durante a aula tive a oportunidade de experimentar alguns sites que permitem representar imagens em código ASCII. Deixo aqui os resultados finais e o link do respetivo site para que cada um de vocês também o possa utilizar e divertir-se a explorá-lo, uma vez que é bastante divertido e fácil de utilizar!
Para apresentar o meu nome em código ASCII utilizei o site http://www.network-science.de/ascii/Para obter este efeito utilizei a fonte smshadow.
De seguida utilizei o site https://www.ascii-art-generator.org/ para converter a imagem apresentada em código ASCII.
Imagem:
https://i.pinimg.com/originals/a5/0a/33/a50a333df705f810c2c905316b29acc4.jpg https://i.pinimg.com/originals/a2/24/8f/a2248fd161460f81f863df23ae7b2041.jpg
Comentários
Enviar um comentário