Formatos de imagem
Existem diferentes formatos para guardar os ficheiros e as imagens digitais e cada programa tem de ter capacidade para ler e armazenar esses ficheiros. O programa mais comum para trabalhar com imagens genericamente divididas são os programas bitmap, baseado num mapa de bits.
Como sabemos, quanto menos espaço ocupar uma imagem mais rápido é o seu armazenamento e transmissão, sendo que para armazenar ou transmitir uma imagem de forma mais eficiente devemos recorrer à compressão dessa mesma imagem. Esta compressão pode ser efetuada com ou sem perdas de qualidade:
- compressão com perdas quando a compressão seguida de descompressão de imagem conduz a perdas da informação, contribui8ndo assim para uma qualidade inferior à da imagem original.
- compressão sem perdas quando a compressão seguida de descompressão preserva os dados da imagem na sua integridade.
A informação existente numa imagem bitmap pode ser guardada em diferentes quantidades de formatos de ficheiros, sendo estes:
- BMP (Bitmap)
- GIF (Graphic Interchange Format)
- JPEG (Joint Photographic Experts Groups)
- PDF (Portable Document Format)
- PNG (Portable Network Graphics)
- TIFF (Tagged Image File Format)
Devido ao programa existente no Windows, o Paint, este formato de armazenamento de imagem tornou-se bastante popular. Este é um dos formatos mais comuns e não contém, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.
✤ GIF - Graphic Interchange Format ✤
Este formato é caracterizado por ser um formato sem perdas, não perdendo a qualidade quando o seu tamanho original é alterado. Estes ficheiros ocupam um pequeno espaço no computador e são usados no desenvolvimento de páginas para a internet.
Este formato em específico não suporta mais do que 256 cores e é lido por muitos programas, sendo o seu sucesso na web resultante de particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
Entendemos por entrelaçamento uma imagem no formato GIF que, ao ser visualizada no browser, a sua resolução cresce á medida que vai sendo carregada.
✤ JPEG - Joint Photographic Experts Groups ✤
É um formato muito popular para a compressão de ficheiros, sendo característico por ser um formato com vários níveis de compressão com perdas, implicando a perda de informação e diminuindo a qualidade de imagem.
A compressão utilizada neste formato baseia-se na informações redundantes e/ou irrelevantes, ou seja, a eliminação da repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de uma cor semelhante que não são diferenciadas a olho nu.
Este é um formato especial para trabalhar em páginas web pois, apesar das perdas de qualidade da imagem, os ficheiros ocupam menos espaço.
✤ PDF - Portable Document Format ✤
É usado para converter e comprimir, de uma forma substancial, documentos de texto e imagens. É usado quando existe a necessidade de enviar, apenas para leitura, uma informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, apenas, que o outro computador tenha um sistema de leitura desse tipo de formato.
✤ PNG - Portable Network Graphics ✤
Este formato substitui o formato GIF, para a web, suportando uma profundidade de cor de 48 bits, sem comportar animação, sendo, por isso, um formato de compressão sem perdas.
✤ TIFF - Tagged Image File Format ✤
Este formato é utilizado em programas de bitmap de pintura e edição de imagens e com um software de digitalização. A imagem caracteriza-se por apresentar um maior tamanho, logo, apresenta uma maior qualidade de resolução.
É o formato ideal para tratamento de imagem antes que esta seja convertida para outro formato, podendo, por isso, caracterizar este formato como sendo um formato de compressão sem perdas.
Há, contudo, programas de desenho que não utilizam este formato. Alguns programas de composição de texto, no entanto, permitem a importação de ficheiros com esta extensão.
Webgrafia:
Apontamentos fornecidos pela professora.
Comentários
Enviar um comentário