Famílias Tipográficas
Olá a todos!
Hoje venho falar sobre Famílias Topográficas, mais precisamente sobre a família Verdana.
Mas, antes de mais, o que são Famílias Topográficas?
As Famílias Topográficas são um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais mas que apresentam variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.
Passando agora à apresentação da família Verdana.
Verdana é uma família topográfica sem-serifa, desenhada pelo designer Matthew Carter para a Microsoft Corporation, contando com a colaboração de Tom Rickner pertencente à Agfa Monotype.
Origem:
A Verdana foi publicada pela primeira vez em 1996 pela Microsoft e passou a ser distribuída no sistema operacional Windows, no Microsoft Office e no Internet Explorer. O projeto desta fonte foi inspirado em tipografias humanísticas famosas como a Frutiger, existindo algumas diferenças intencionais com esta pois a fonte Verdana foi desenhada com o intuito de ser lida em tela, pois esta fonte adaptava-se bem aos textos corridos, especialmente quando escritos em tamanho pequeno, sendo uma das suas diferenças mais marcantes a existência de pseudo-serifas em letras como o "J" e o "I".
Em 1999 foi publicada a fonte Tahoma, muito similar à Verdana.
Hoje em dia esta fonte já está instalada na maioria dos computadores.
Deixo, para concluir, uma nuvem de palavras com as diferentes famílias topográficas existentes e com alguns conceitos relativos às fontes que conhecemos. https://wordart.com/aye9c4rwhv0m/word-art
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Verdana
Imagem:
https://www.freebestfonts.com/yone/prev/verdana.jpg
Comentários
Enviar um comentário