Modelos de Cor
As cores estão presentes em tudo o que vemos no nosso dia a dia.
A cor está associada à perceção, pelo sistema de visão do ser humano, pela luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada uma característica dos mesmos. Como não observamos cor sem luz podemos afirmar que a ausência de luz implica a não existência de cor.
A cor dos objetos que observamos depende de vários fatores:
- das características da fonte de luz que os iluminam;
- das características da reflexão da luz produzida pela sua superfície;
- das características do sistema visual humano ou das câmaras digitais.
Podemos afirmar a existência de dois modelos de cor: o Modelo Aditivo e o Modelo Subtrativo.
O Modelo Aditivo corresponde à luz emitida e projetada pelo ecrã e à mistura de cores emitidas por fontes luminosas. Neste modelo, a ausência de cor ou de luz corresponde à cor preta, já a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, azul e verde indicam a presença de luz ou a cor branca.
O Modelo Subtrativo corresponde à luz refletida e à mistura de cores de pintura ou impressão. Neste modelo, a mistura de cores cria uma cor mais escura (preto) pois são absorvidos todos os comprimentos de onde, subtraindo a luz. A ausência de cor, por sua vez, corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda foi absorvido mas sim refletidos.Tendo isto em conta podemos afirmar que existem vários modelos de cor e que, no campo da imagem digital, estão adaptadas aos vários dispositivos de saída:
- RGB - permite exibir imagens de cor em monitores.
- CMYK - é utilizado na impressão.
- HSV - é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
- YUV - é utilizado na transmissão de sinais da televisão.
✤Modelo RGB:✤
Este modelo de cor é aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Estas cores primárias são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor. Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos sendo que estes podem ser decimais (0 a 1), inteiros (0 a 255), percentagens (0% a 100%) ou hexadecimal (de 00 a FF).
Sendo este modelo um modelo aditivo podemos afirmar várias coisas a respeito deste:
- a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias;
- a cor preta corresponde à ausência das três cores primárias;
- a escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária.
As aplicações do Modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como os monitores e os ecrãs de televisão. As cores que nos são emitidas pelos monitores de computadores baseiam-se no facto do olho e o cérebro humano conseguirem interpretar os comprimentos de onda de luz das cores vermelho, azul e verde. Assim, quando estas se combinam, originam milhões de cores.
✤Modelo CMYK:✤
Este modelo de cor é um modelo subtrativo, tendo como cores primárias de impressão o ciano (Cyan), o magenta (Magenta) e o amarelo (Yellow). A cor preta (Black) foi adicionada a este modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando é impressa em papel do que recorrendo a mistura de cores.
O Modelo CMYK é considerado um modelo subtrativo pois as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
É utilizado em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia pois os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem determinadas cores e refletem outras. Assim, tendo em conta que a impressão assenta na sobreposição de camadas de tinta de magenta, ciano, amarelo e preto, e sendo este modelo um modelo subtrativo, as áreas apresentadas em branco representam a inexistência de tinta ou pigmentos e as áreas escuras representam uma concentração de tinta.
✤Modelo HSV:✤
Este modelo é definido por grandezas como a tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde o valor representa o brilho ou luminosidade de uma cor.
A tonalidade corresponde à cor pura com saturação e luminosidade máxima, exprimindo-se em graus (entre 0º e 360º).
A saturação corresponde à maior ou menor intensidade da tonalidade, indicando se se trata de uma cor forte (pura) - sendo que uma cor pura ou saturada não contém a cor branca ou preta - ou de uma cor esbatida (cinzento), exprimindo-se num valor percentual de 0% a 100%. De entre as percentagens usadas podemos afirmar que 0% corresponde à inexistência de cor ou à aproximação dos cinzentos e que o valor 100% corresponde a uma cor pura.
O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, estando a luminosidade relacionada com a luz refletida e o brilho relacionado com a luz emitida. Ou seja, o valor é utilizado para indicar se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. É exprimido num valor percentual entre 0% e 100%, correspondendo o 0% a uma cor muito escura ou preto e o 100% a uma cor saturada ou pura.
Diz-se que este modelo é utilizado na mistura de cores de um ponto de vista artístico pois, segundo um artista plástico, é mais fácil manusear as cores recorrendo aos seus tons e sombra do que apenas com combinações de vermelho, azul e verde.
✤Modelo YUV:✤
Este modelo guarda a informação de luminância (relativa à luminosidade e ao brilho) separada da informação de crominância ou cor (relativa à tonalidade e saturação). Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente cromância ou cor (U= blue - Y e V= red - Y).
O Modelo YUV permite representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
Permite ainda uma boa compreensão dos dados pois alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade de imagem. Este facto deve-se à visão humana ser menos sensível à crominância do que à luminância, sendo por isso adequada às televisões a cores, pois a informação da cor é enviada separadamente à informação da luminância.
Imagem:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ac/SubtractiveColorMixing.png
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Hsv_sample.png
Comentários
Enviar um comentário